Dia 26 de junho
“Se queremos mostrar ao mundo que sabemos jogar futebol, é bom jogar logo com o melhor time do mundo. Seria a prova de fogo”.
As palavras de John Harkes resumiam o sentimento de boa parte do time dos Estados Unidos depois da derrota para a Romênia (1 a 0), na última partida da fase de grupos: queremos o Brasil nas oitavas!
O gol de Petrescu, aos 18 minutos da primeira etapa, definiu os romenos na liderança do grupo A. Na outra partida, a Colômbia se despediu da Copa com vitória de 2 a 0 sobre a Suíça, que acabou em segundo lugar.
Os EUA ainda precisariam esperar os resultados dos jogos restantes da primeira fase para confirmar a classificação como um dos melhores terceiros colocados. No entanto, a tendência – que se confirmou – era o avanço dos anfitriões e mais: teriam a seleção brasileira como adversários. No Independence Day, 4 de julho!
No derradeiro duelo, apesar de terem jogado melhor e dominado a partida até o gol do adversário , os americanos sucumbiram diante da melhor técnica e experiência de Hagi, Raducioiu e Dumitrescu. Em falha de Tony Meola, o lateral Dan Petrescu garantiu a vitória da Romênia.
Se no caminho dos donos da casa havia o Brasil, a estrada de uma das sensações do mundial de 94 também indicava duelo dificílimo. Na projeção do time de Hagi, a Argentina de Maradona. Bem, já não seria mais o time de Diego…
Logo mais a gente conta essa história aqui no Especial da Copa de 94!
Os lances e o gol de Romênia 1 x 0 EUA:
Fontes:
– fifa.com