16ª cerimônia do Oscar é realizada nos EUA

Há 70 anos… dia 2 de março de 1944.

2mar14

Neste domingo, o tapete vermelho se estende mais uma vez, com a 86ª edição do Oscar, no Teatro Dolby, em Los Angeles.

Atualmente, a festa da Academia é cercada de expectativa, glamour e grandiosidade. Todos querem saber quem vestiu o quê, quem estava por fora, quem estava por dentro, os casais, as fofocas, os babados…

Pode-se dizer que a edição de 1944, há exatos 70 anos, inaugurou a aura e a mística existentes em torno do Oscar atualmente.

Foi a primeira realizada em um local portentoso. O luxuoso e imponente Grauman’s Chinese Theatre, no Hollywod Boulevard, foi o palco da 16ª edição. Um marco na história da maior festa do cinema americano.

Antes, a cerimônia ocorria em lugares menores, intimistas. A mudança ocorreu, entre outros motivos, para receber convidados de fora do indústria do cinema, em especial, soldados e mulheres que serviram na Segunda Guerra Mundial, já nos estertores. Uma justa homenagem.

A edição de 1944 também foi marcada pelo oferecimento das famosas estatuetas às categorias de Ator e Atriz Coadjuvante. Antes, os vencedores eram agraciados com placas.

Além disso, foi a última vez em que 10 filmes disputaram o prêmio mais alto da noite. O vencedor foi o inesquecível “Casablanca”, o clássico obrigatório com Humphrey Bogart e Ingrid Berman.

O longa conquistou outras duas estatuetas: Melhor Diretor, para Michael Curtiz, e Melhor Roteiro Adaptado (Julius J. Epstein, Philip G. Epstein e Howard Koch).

Bogart perdeu na categoria de Melhor Ator para Paul Lukas, pela atuação em “Horas de Tormenta”. Jennifer Jones levou o prêmio de Melhor Atriz, por “A Canção de Bernardette”, superando Bergman, indicada pela interpretação em “Por Quem os Sinos Dobram”.

O Grauman’s Chinese Theatre ainda hospedou as duas edições seguintes do Oscar, em 1945 e 1946. A atual casa abriga festa do cinema desde 2002.

Poucos meses depois daquela festiva e marcante edição de 1944, as tropas aliadas invadiram a Normandia, na França, no capítulo final da guerra.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Veja imagens da 16ª cerimônia do Oscar:

Fontes:

Wikipedia

oscars.org

la-confidential-magazine.com

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.