Há 50 anos… dia 11 de janeiro de 1964.
Em 1964, a revista Billboard resolveu ampliar e aprofundar o foco sobre um estilo musical até hoje muitas vezes visto como menor. Um gênero musical que influenciava e influencia artistas de rock, de jazz, de pop. O country.
Já havia, desde 1944, um ranking que listava as melhores músicas do estilo, o Hot Country Songs. Mas o gênero merecia mais…
Em 11 de janeiro, a revista publicou o primeiro ranking dos melhores álbuns de country.
E quem ficou no topo? Johnny Cash, claro.
Ring of Fire: The Best of Johnny Cash ficou em primeiro lugar na estreia e em outras 13 semanas do novo ranking da Billboard. “The Man in Black” ainda faturou o topo em outras quatro semanas, com o álbum I Walk the Line, de 1964.
De agosto de 1963, Ring of Fire não é, propriamente, um greatest hits de Cash, mas reúne 12 músicas lançadas entre 1959 e 1963, seus primeiros anos na Columbia Records.
O 16º disco do artista traz, no entanto, muitas de suas melhores canções. A começar pela faixa-título, uma amostra da versatilidade de Cash, com levada de rockabilly e até cornetas de mariachi mexicano!
Destaque também para o Cash trovador e romântico, em “I’d Still Be There” e “What Do I Care”, com belíssimas letras (But now the world that once was bright is empty and bare / And if you wouldn’t be ashamed of me I’d still be there e What do I care if I miss a goal because I make a slip / I’ll still be satisfied because I tasted your sweet lips). E o Cash cronista, com histórias de Velho Oeste (“The Rebel – Johnny Yuma”, “Bonanza” e “The Big Battle”).
No mais, o primeiro lugar de Ring of Fire no ranking é prêmio mais do que merecido ao monstro que foi Johnny Cash.
Um artista tão completo e eclético que está no Hall da Fama do Country, do Rock e do Gospel.
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
Ouça “Ring of Fire”:
Fontes: