Hall da Fama do Futebol Americano é inaugurado nos EUA

Há 50 anos… dia 7 de setembro de 1963.

7set13

– Honrar indivíduos com extraordinárias contribuições ao futebol profissional

– Preservar históricos documentos e relíquias do futebol profissional

– Educar o público, lembrando a origem, o desenvolvimento e o crescimento do futebol profissional como uma importante parte da cultura americana

– Promover valores positivos do esporte

Essas são as missões do Hall of Fame do Futebol Americano, aberto há 50 anos em Canton, Ohio, nos Estados Unidos.

Canton é o berço do futebol americano profissional. Antecessora da National Football League (NFL, a Liga Nacional de Futebol Americano), a American Professional Football Association foi fundada na cidade a nordeste de Ohio, em 1920.

O município também abrigou o Canton Bulldogs, time da era pré-profissional do esporte, campeão da NFL em 1922 e 1923. Por fim, a população não só abraçou a ideia de sediar o Hall da Fama, mas lançou uma campanha para abrigar o museu em Canton.

Com a arrecadação de quase US$ 380 mil, foi dada a largada para a construção do prédio, em agosto de 1962. Pouco mais de um ano depois, a cidade se orgulhava de inaugurar o Hall da Fama do Futebol Americano, um espaço com quase 2 mil m².

Desde a abertura, o memorial passou por várias expansões, a maior delas nos últimos dois anos, com gastos de US$ 27 milhões. Finalizada em junho deste ano, a obra aumentou em mais de 3.500 m² a área do museu. Agora, o Hall da Fama do Futebol Americano tem espaço de quase 11 mil m²!

E o que tem nessa área gigantesca, pergunta o leitor do efemérides.

O maior destaque é a coleção de bustos de jogadores, técnicos, dirigentes e pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do esporte. Todo ano, cinco ou seis nomes são indicados por uma comissão de jornalistas para integrar o time de imortais, que também recebem o tradicional terno dourado do museu.

Dan Marino, Joe Montana, Steve Young, O.J. Simpson, Troy Aikman, entre muitos outros, são alguns dos jogadores presentes no Hall da Fama. Uma parte anexa ao espaço destaca os momentos importantes dos homenageados, com vídeos, áudios e imagens. O museu conta ainda com uma seção especial sobre o Super Bowl, o grande momento da temporada do futebol americano.

Recentemente, o Hall da Fama tem sido alvo de um grupo de ex-jogadores, que reclama por assistência da instituição em casos de ex-atletas com problemas de saúde.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Faça um tour virtual pelo Hall da Fama do Futebol Americano:

Fontes:

profootballhof.com

Wikipedia

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s