Nasce o primeiro jornal popular dos EUA

Há 180 anos… dia 3 de setembro de 1833.

3set13

“Quando um cachorro morde um homem, não é notícia, porque isso acontece sempre. Mas, quando um homem morde um cachorro, isso é notícia”.

A mais célebre definição sobre jornalismo tem relação direta com a efeméride de hoje, o The New York Sun, o primeiro jornal popular dos Estados Unidos e, possivelmente, do mundo.

A frase é de John B. Bogart, editor de cidade do Sun entre 1873 e 1890, embora seja frequentemente atribuída a Charles Dana, editor e sócio minoritário do jornal entre 1868 e 1897.

Fundado por Benjamin H. Day, o jornal chegou às bancas pela primeira vez no dia 3 de setembro de 1833, ao preço de 1 centavo. Nascia a penny press , ou seja, os jornais populares, que se espalharam pelo mundo a partir do Sun.

Com o slogan “It Shines for All” (“Ele Brilha para Todos”), o diário matutino existiu até 1950. Em 2002, um grupo de empresários criou um jornal homônimo, que durou até 2008. Hoje, está somente na internet, tem o mesmo logotipo e slogan do original.

A trajetória do velho The New York Sun traz histórias curiosas, a mais famosa é a do editorial intitulado “Is There a Santa Claus?” (“Papai Noel existe?”). Apareceu na edição de 21 de setembro de 1897, é muito conhecido e estudado nas faculdades de jornalismo dos Estados Unidos.

Diz a lenda que a filha de Philip O’Hanlon, Virginia, perguntou ao pai se o Papai Noel existia, de verdade. Philip sugeriu que ela escrevesse ao The Sun para ter uma resposta, assegurando: “Filha, se está no The Sun, é verdade!”.

A carta foi uma oportunidade para o editor Francis Pharcellus Church. Ele tinha presenciado o horror da Guerra Civil Americana de perto, como correspondente do jornal no front, e aproveitou a dúvida de Virginia para voltar a acreditar na própria humanidade.

O editorial é o mais reproduzido em jornais de língua inglesa da história.

Todo ano, a carta de Virginia e a resposta de Francis são lidas em celebração de natal na Universidade de Columbia, onde o jornalista do The Sun estudou.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Veja Virginia (já velhinha!) no programa de Perry Como, em 1960:

Fontes:

Wikipedia

newseum.org

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s