“Férias Frustradas” estreia nos cinemas americanos

Há 30 anos… dia 29 de julho de 1983.

29jul13

Um clássico de Sessão da Tarde.

“Férias Frustradas” tem vários elementos que o tornam uma comédia de sucesso e um clássico. O roteiro e o texto, muito bem sacados e inteligentes, por exemplo. Acima de tudo, o longa tem atores fantásticos, ou melhor, comediantes extraordinários.

Chevy Chase imortalizou-se no papel de Clark Grisworld, o chefe de família desastrado. A exemplo de Matthew Broderick, que nunca se desvencilhou de Ferris Bueller, é difícil ver Chase sem ser Clark. Mas, quem se importa com isso?

Aliás, “Curtindo a Vida Adoidado” (existe melhor título em português? Talvez “Fé Demais Não Cheira Bem”!) tem tudo a ver com “Férias Frustradas” (“Vacation”, em inglês). Ambos foram criações da cabeça de um mesmo homem, um gênio chamado John Hughes.

Inventor do gênero teen de cinema, Hughes escreveu e/ou dirigiu vários dos maiores sucessos dos anos 1980 e 1990, como “Mulher Nota 1000”, “Clube dos Cinco”, “Gatinhas e Gatões”, “A Garota de Rosa Shocking”, “Esqueceram de Mim”, entre muitos outros. Ele foi o primeiro diretor a retratar com realismo e sensibilidade o universo adolescente. Pode-se dizer que há um cinema antes de Hughes e outro depois.

Pois “Férias Frustradas” foi o passaporte de entrada de Hughes na sétima arte. Na época em que ainda trabalhava em agência de publicidade, ele acabou conhecendo o pessoal da revista National Lampoon, um sucesso nos EUA de 1970 até 1998.

Hughes publicou um artigo na revista, intitulado “Vacation ‘58”, inspirado em suas férias familiares. O texto acabou virando roteiro de “Férias Frustradas”, filme que teve o selo de produção da revista.

A história você está cansado de saber, mas não custa relembrar: Clark Griswold decide atravessar os EUA para aproveitar as férias com a família, a esposa Ellen e os filhos Rusty e Audrey. O destino é o maravilhoso parque de diversões Walley World, na Califórnia. Tudo dá errado e esse é o barato do filme.

Além da atuação hilária de Chevy Chase, não se pode deixar de mencionar Beverly D’Angelo (Ellen) e John Candy, como Lasky, o guarda do parque.

“Férias Frustradas” teve sequências, como “Férias Frustradas na Europa” (1985) e “Férias Frustradas no Natal” (1989).

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Veja o trailer do filme:

Fontes:

IMDb

Wikipédia

Wikipedia

Um comentário sobre ““Férias Frustradas” estreia nos cinemas americanos

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.