“O Resgate do Soldado Ryan” é lançado nos EUA

Há 15 anos… dia 24 de julho de 1998.

24jul13

“The mission is a man.”

A história de “O Resgate do Soldado Ryan” está resumida no título e no subtítulo do filme, lançado há 15 anos nos cinemas dos Estados Unidos.

O capitão John Miller (Tom Hanks) e seu grupo de homens têm a missão de resgatar o soldado Ryan (Matt Damon), o único de quatro irmãos ainda vivo na Segunda Guerra Mundial. O objetivo é achar Ryan, do pelotão de paraquedistas, e mandá-lo imediatamente para casa, em segurança.

O roteiro do longa-metragem tem inspiração em história verídica da Guerra Civil Americana (1861-1865). O roteirista Robert Rodat viu um monumento em homenagem a oito irmãos que morreram em batalhas naquela guerra e escreveu história ambientada no combate vivido no meio do século 20. O roteiro final chegou até Tom Hanks, que enviou para Steven Spielberg. Nascia, assim, o filme.

Com ótima recepção de público e crítica, “O Resgate do Soldado Ryan” conquistou inúmeros prêmios e teve 11 indicações para o Oscar. O longa acabou levando cinco estatuetas da Academia, incluindo o de melhor diretor, o segundo da carreira de Steven Spielberg.

As outras premiações foram para Melhor fotografia (Janusz Kaminski), Melhor edição (Michael Kahn), Melhor edição de Som (Gary Rydstrom e Richard Hymns) e Melhor mixagem de som (Gary Rydstrom, Gary Summers, Andy Nelson e Ron Judkins).

O filme tem altos e baixos, mas, em geral, é muito bom. O ponto alto é a sequência inicial, do desembarque na Normandia, na Praia de Omaha, considerada a “melhor cena de batalha de todos os tempos” pela revista Empire. Um show de realismo e direção de Steven Spielberg.

Aliás, o tema da Segunda Guerra Mundial sempre fascinou Spielberg. Além da trilogia de Indiana Jones, o diretor tinha realizado outros filmes sobre o conflito (“1941”, “Império do Sol” e, claro, “A Lista de Schindler”). Depois, ainda co-produziu duas séries de TV (“Band of Brothers” e “The Pacific”), junto com Tom Hanks.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Veja a cena inicial de “O Resgate do Soldado Ryan”:

Fontes:

IMDb

Wikipedia

Wikipédia

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s