Jamaica e Japão se classificam para a Copa

Há 20 anos… dia 16 de novembro de 1997.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Da América Central, os Reggae Boyz.

Da Ásia, os Samurais Azuis.

Há exatos 20 anos, Jamaica e Japão celebraram um feito inédito, no mesmo dia: a classificação para a Copa do Mundo. Duas trajetórias distintas para o mesmo destino, a França.

Comandados pelo brasileiro Renê Simões (foto), em um trabalho de longo prazo iniciado em 1994, os jamaicanos se classificaram com autoridade nas eliminatórias da CONCACAF. O empate sem gols contra o México, com a presença de 33 mil pessoas no estádio Nacional de Kingston, garantiu a terceira colocação do hexagonal final e carimbou o passaporte.

Já os japoneses sofreram até o minuto final da prorrogação da repescagem das eliminatórias asiáticas, contra o Irã. A angústia valeu a pena. O grito que ficou engasgado no peito desde a classificatória para 1994, quando os samurais acabaram eliminados na derradeira volta do ponteiro (em empate contra o Iraque), explodiu com o gol decisivo de Masayaki Okano. Gol de Ouro da vitória por 3 a 2 (ouça a narração em japonês abaixo!).

O sorteio colocaria jamaicanos e japoneses no mesmo grupo, o H – com Argentina e Croácia! No confronto direto, já com ambos eliminados, o time de Renê Simões levaria a melhor: 2 a 1.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

O jogo da classificação jamaicana:

O emocionante Japão 3 x 2 Irã:

Fontes e +MAIS:

– Acervo Folha

– Acervo Estadão

– Wikipédia(1)

– Wikipédia(2)

– Wikipedia(1)

– Wikipedia(2)

– Wikipedia (espanhol)

– jamaicaexperience.com.br

– revistaseriez.org

– fifa.com

Fala!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.