Paul Anka lança “Diana”

Há 60 anos… dia 2 de julho de 1957.

O amor impossível.

Mote de tantos livros, poemas, peças, canções. Como a protagonista deste post!

O ano é 1956. O lugar, Ottawa, no Canadá.

Aos 15 anos, Paul está apaixonado. A musa, porém, é inatingível. Os cinco anos a mais se tornam muralha intransponível para o amor acontecer. Resignado, ele a admira, nos poucos momentos em que a encontra, como na missa aos domingos!

Da utópica paixão, nasce uma canção.

“Diana” foi o grande hit da carreira do mítico Paul Anka. Lançada em 2 de julho de 1957, chegou ao topo na América e no Reino Unido. Aliás, teve surpreendente e especial sucesso na Terra da Rainha, onde permaneceu no primeiro lugar por incríveis nove semanas!

“Ela era muita areia pro meu caminhãozinho”, diria Anka, muito tempo depois. “E realmente não queria nada comigo, o que tornava tudo ainda pior”.

Gravada em maio, no estúdio Don Costa, em Nova York, a música teve a companhia de “Don’t Gamble With Love” no lado B do compacto. Anka foi acompanhado pelos músicos Bucky Pizzarelli (guitarra), Irving Wexler (piano), Jerry Bruno (baixo) e Panama Francis (bateria), além de backing vocals.

Segundo estatísticas, “Diana” vendeu mais de nove milhões de cópias. Paul Anka a regravaria em 1963 e também faria uma versão em italiano, com ajuda de Mario Panzeri. O sucesso teve ainda inúmeros covers, como os de Frankie Avalon, Frankie Lymon and The Teenagers, Bobby Rydell, entre outros.

Também ganharia versão em português, na voz do grande Carlos Gonzaga.

A despeito do estouro, Paul Anka seria ofuscado, como vários outros talentos do final dos anos 1950, pela British Invasion que varreria tudo no início da década seguinte. Mas o canadense continuaria no meio, se transformando em um compositor de pérolas. É dele, por exemplo, a versão em inglês de “My Way”.

Mas essa história… Essa história está aqui!

Em tempo: a musa de Anka era Diana Ayoub. Segundo reportagem do Ottawa Globe And Mail de 2002, ela ainda morava em Ottawa, onde gerenciava uma loja de roupas. É divorciada e mãe de dois filhos.

“Diana”:

Fontes e +MAIS:

– Wikipedia

– songfacts.com

 

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s