The Hacienda abre as portas em Manchester

Há 35 anos… dia 21 de maio de 1982.

Foi ali que Madonna se apresentou pela primeira vez no Reino Unido, em janeiro de 1984. Na plateia, um tal de Norman Cook, futuramente conhecido no mundo todo por Fatboy Slim.

Mais do que acolher a futura Rainha do Pop (e acender a chama do jovem Norman para trilhar o caminho da arte), o mítico Hacienda serviu de palco para a música dos 80’s e 90’s, em especial a britânica.

Durante 15 anos, lançou tendências, antecipou o som do futuro – o house e o acid house – e amplificou a cultura rave da Inglaterra para o resto do planeta.

Há 35 anos, o clube criado por Tony Wilson, dono da Factory Records, com o apoio financeiro e logístico do New Order, abriu as portas. Um antigo e enorme armazém reconfigurado pelo arquiteto Ben Kelly se tornou o clube de música referência no Norte da Terra da Rainha.

Na noite de estreia, o controverso comediante Bernard Manning soltou piada um tanto politicamente incorreta, mesmo para a época, e acabou não recebendo seu cachê. “Eu já me apresentei em alguns buracos de merda antes, mas isso aqui é realmente impressionante”, disse. De fato, um pouco acima do tom, mesmo para os padrões de humor negro inglês!

Nada que abalasse a trajetória incrível de uma década e meia. Pelo palco do Hacienda passaram nomes absolutamente fundamentais da new wave e do pop britânico, como New Order, Simple Minds, Echo and The Bunnymen, Boy George, Thompson Twins, Tears for Fears e Happy Mondays, entre muitos outros.

O Hacienda (ou Haçienda, assim, com cedilha) reinou até junho de 1997, quando fechou as portas e acabou virando um condomínio residencial. O nome, ao menos, foi preservado.

Aberto em 1984, o contemporâneo Boardwalk acabaria sendo uma espécie de substituto, recebendo a nova cena da música britânica, em especial o britpop. Foi lá que o Oasis tocou pela primeira vez, em 1991.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

A história do Hacienda:

Fontes e +MAIS:

– Wikipedia

– Wikipédia

– prideofmanchester.com

– lovinmanchester.com

– newmanchesterwalks.com

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s