Há 105 anos… dia 5 de maio de 1912.
“Iluminar o caminho do movimento operário russo com a Internacional Socialista e a luz da democracia, espalhar a verdade entre os trabalhadores sobre amigos e inimigos da classe trabalhadora, vigiar os interesses da política de trabalhadores…”
Este era o principal objetivo do mais importante meio de comunicação da União Soviética, o famoso jornal Pravda – A Verdade, na tradução livre -, que teve a primeira edição oficial publicada há exatos 105 anos.
Sem entrar muito no mérito da questão sobre a imparcialidade, que durou, de fato, até o início dos anos 1990, o diário teve papel fundamental, em especial no preâmbulo da Revolução Russa e nos primeiros anos da União Soviética.
Por trás da meta de difusão do Pravda, um homem: Vladimir Ilyich Ulyanov, Lenin. “Ele definiu sua orientação editorial, selecionou os autores e o pessoal da redação, desenvolveu a estrutura do jornal”, relata texto no site da Presidential Library (link abaixo).
O líder bolchevique conduziu a concepção, pois enxergava no impresso um fortíssimo canal de influência sobre a massa operária e camponesa.
“Se tem algo que deve-se reconhecer sobre Lenin é sua perspicácia para ler e estudar os momentos políticos e econômicos da Rússia e atuar em consequência disso. Por isso, a iniciativa de impulsionar um jornal destinado a influenciar com ideias marxistas a grande massa de operários e camponeses, a quem começavam a despertar sua consciência de classe, foi mérito seu”, escreve Claudia Ferri, no Esquerda Diário (link abaixo).
Bom lembrar que o Pravda nasceu, na verdade, da cabeça de outro personagem fundamental da Revolução Russa, Leon Trotsky. Foi ele quem fundou a versão original, estabelecida em Viena, na Áustria, para que se evitasse a censura e a perseguição do establishment czarista.
A primeira edição da versão austríaca saiu a 3 de outubro de 1908 e a última em 22 de abril de 1912, pouco antes do lançamento na Rússia, com sede na cidade de São Petersburgo (futura ex-Leningrado!).
Portanto, em 5 de maio de 1912 – 22 de abril no Calendário Juliano – saiu a primeira edição legal e oficial do Pravda.
Cinco anos e cinco meses mais tarde, a Rússia czarista ruía e o poder passava aos bolcheviques liderados por Lenin.
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
Sobre a primeira edição e a publicação:
Fontes e +MAIS:
– prlib.ru