Borussia é campeão alemão na última rodada

Há 15 anos… dia 4 de maio de 2002. 

Inesquecível, incrível, histórico.

Assim foi o sexto título alemão – terceira Bundesliga – do Borussia Dortmund. Um thriller alucinante, decidido nos minutos finais, da rodada final. E com gol brasileiro!

Mas antes de falar da jornada 34 e da participação tupiniquim na conquista, voltemos um pouco a fita (ou melhor, o streaming!).

Ao término da 31ª rodada, o Bayer Leverkusen liderava com 5 pontos de vantagem sobre os aurinegros. Cinco! – 66 a 61. Apesar do empate em 1 a 1 com o Hamburgo, os primeiros colocados respiraram tranquilos com a derrota do Dortmund contra o Kaiserslautern (1 a 0).

Tudo virou nas duas rodadas seguintes.

Na 32º, enquanto o Borussia venceu em casa o Colônia (2 a 1), o Leverkusen amargou derrota em seus domínios para o Werder Bremen, pelo mesmo placar. A diferença agora era de dois pontos (66 a 64).

O time do novato Matthias Sammer assumiria a ponta na rodada 33, após eletrizante 4 a 3 sobre o Hamburgo, fora de casa, e novo revés do Bayer, 1 a 0 para o Nuremberg, na cidade homônima. A tabela apontava agora o Borussia com 67 e o Leverkusen com os mesmos 66.

Chegava, então, a derradeira jornada. Ao time amarelo e preto bastava a vitória sobre o Werder Bremen, no Westfalenstadion. Já a equipe de Lúcio, Zé Roberto e Marquinhos precisava torcer por tropeço do agora líderes e, claro, vencer seu compromisso, contra o Hertha Berlin, também em casa.

Em Dortmund, o canadense Stalteri jogava água no chope da Muralha Amarela ao marcar para o Bremen, aos 18 minutos, após jogada do brasileiro Aílton. O grandalhão tcheco Jan Koller, um dos destaques do Borussia na temporada, tranquilizou a torcida ao empatar, aos 41.

Enquanto isso, em Leverkusen, Michael Ballack abria a contagem para os anfitriões, em perfeita cobrança de falta, aos 9 minutos. Primeiro tempo da rodada finalizado e o Bayer era o campeão, com 69 pontos, um a mais do que Bayern, agora segundo colocado, e o Borussia, o terceiro.

Logo aos 6 minutos da segunda etapa em Leverkusen, Ballack ampliava para 2 a 0 a vantagem contra o Hertha e deixava o clube mais perto da taça.

Em Dortmund, agonia. Aos 26, Razundara Tjikuzu, meia da Namíbia, assustava a massa aurinegra com uma bola no travessão, na cara de Jens Lehman.

Quatro minutos depois, o iluminado Ewerthon, ex-Corinthians, tiraria o grito sufocado da goela da torcida. No primeiro toque na bola, o atacante fez o gol da vitória. O gol do título!

Em belíssima trama pela esquerda, o tcheco Rosicky colocou em profundidade para o lateral brasileiro Dedê, que pegou de primeira, jogando a bola no segundo pau. Ewerthon mergulhou e deu carrinho à la Viola, colocando no fundo das redes do Bremen. Explosão total no Westfalenstadion!

Na outra partida, já no final, o Hertha descontou. Ao “eterno vice”, coube um uma vitória inútil e um final de campeonato triste e melancólico. Alguns dias depois, nova decepção, com a perda do título da Champions, contra o Real Madrid, na final daquele gol de Zinedine Zidane!

Já em Dortmund, a festa da taça foi gigante. O técnico Matthias Sammer aproveitou para colocar alguns jogadores em campo, como o veterano Jürgen Kohler. A torcida aplaudia em êxtase.

A celebração foi ainda maior quando Amoroso deixou o gramado. Em temporada brilhante, o atacante brasileiro anotou 18 gols, foi o artilheiro do certame ao lado de Martin Max (Munique 1860) e um dos principais jogadores na campanha vitoriosa. Além dele, de Ewerthon e Dedê, o lateral-direito Evanílson era o outro brasileiro do elenco aurinegro.

Após a incrível conquista, o Borussia Dortmund seria vice da Copa da Uefa (hoje Liga Europa) daquele ano e ficaria quase dez anos em jejum, quebrado somente em 2010-2011, sob o comando de Jürgen Klopp. E a taça veio de novo em cima do Leverkusen!

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Os gols de Borussia Dortmund 2 x 1 Werder Bremen:

Fontes e +MAIS:

– Wikipedia(1)

– Wikipedia(2)

– Acervo Folha

– Acervo Estadão

– esporte.uol.com.br

– dw.com

– sportskeeda.com

– retratonaparede.blogspot.com.br

– fussballdaten.de

– flashscore.com

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s