David Bowie lança single “Telling Lies” na internet

Há 20 anos… dia 11 de setembro de 1996.

David Bowie lança single "Telling Lies" na internet

Antes do MP3, do iPod e do Napster…

Antes do Metallica e de outros artistas ficarem de “mimimi” com o Napster…

Antes de tudo.

“Camaleão”, sempre ele.

Entre as centenas de atributos enumerados nos milhões de obituários de David Bowie, talvez o mais unânime seja “visionário”. Impressionante como o “homi” soube das coisas antes de todo mundo. Antecipou e criou tendências na música, na arte, na moda, na tecnologia, na vida.

Bom, 20 anos atrás, titio Bowie aprontou das suas.

Lançou a primeira versão do single “Telling Lies” exclusivamente na internet. Sim, na internet! Lembre-se: há duas décadas… A primeira música para download na história.

Mas não foi só isso: para o lançamento do “Paradox Mix”, a versão de A Guy Called Gerald, Bowie criou evento especial. Convocou a imprensa para participar de uma coletiva… pela internet! Sim, um milênio antes do Skype, do Google hangout ou coisa que o valha, o cara fez uma coletiva online!

E mais: não havia um, mas três “Bowies” no local da conferência, algum ponto secreto em Nova York. Cada um dos três ouviu atentamente as questões dos repórteres e somente o real Bowie respondia a verdade. Os impostores contavam mentiras, como o título do single.

Fica ainda melhor! Internautas puderam votar para escolher o verdadeiro Bowie. Ao final, o real David Robert Jones se revelou e mandou: “Muitas vezes, eu me coloco no fundo do poço de uma situação só para ver o que acontece”.

Muitas vezes? Todas as vezes, né, “Camaleão”?

“Telling Lies” inova em forma e também em conteúdo. O single – e também Earthling, o 20º álbum, lançado em fevereiro de 1997 – mostram o som e a cena daquele final de 90’s: eletrônica pesada, drum and bass dos bons, batidas industriais. Um diálogo com Prodigy, Chemical Brothers e afins. Gênio Bowie.

Nas duas semanas seguintes, em 18 e 25 de setembro, as outras versões do single foram lançados na web. Segundo números divulgados pela comunicação de Bowie, houve uma média de 300 mil downloads diários!

Em 1998, ele surpreenderia novamente com o lançamento de rede e provedor próprios, a “BowieNet”, um canal direto com os fãs, que tinham direito a conteúdo exclusivo e um email com @davidbowie.com!

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

“Telling Lies”, “Paradox Mix”:

“Adam F” mix:

“Feelgood Jungle Mix”:

Fontes e +MAIS:

– Wikipedia

– davidbowie.com

– diffuser.fm

– exploringdavidbowie.wordpress.com

– independent.co.uk

– bbc.com

– news.bbc.co.uk

– bowiesongs.wordpress.com

Anúncios

2 comentários sobre “David Bowie lança single “Telling Lies” na internet

  1. Sempre adorei essa musica (a versão original do disco, ´pelo menos) mas não sabia dessa história. Bowie sendo Bowie e estando sempre à frente…

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s