Há 20 anos… dia 11 de setembro de 1996.
Antes do MP3, do iPod e do Napster…
Antes do Metallica e de outros artistas ficarem de “mimimi” com o Napster…
Antes de tudo.
“Camaleão”, sempre ele.
Entre as centenas de atributos enumerados nos milhões de obituários de David Bowie, talvez o mais unânime seja “visionário”. Impressionante como o “homi” soube das coisas antes de todo mundo. Antecipou e criou tendências na música, na arte, na moda, na tecnologia, na vida.
Bom, 20 anos atrás, titio Bowie aprontou das suas.
Lançou a primeira versão do single “Telling Lies” exclusivamente na internet. Sim, na internet! Lembre-se: há duas décadas… A primeira música para download na história.
Mas não foi só isso: para o lançamento do “Paradox Mix”, a versão de A Guy Called Gerald, Bowie criou evento especial. Convocou a imprensa para participar de uma coletiva… pela internet! Sim, um milênio antes do Skype, do Google hangout ou coisa que o valha, o cara fez uma coletiva online!
E mais: não havia um, mas três “Bowies” no local da conferência, algum ponto secreto em Nova York. Cada um dos três ouviu atentamente as questões dos repórteres e somente o real Bowie respondia a verdade. Os impostores contavam mentiras, como o título do single.
Fica ainda melhor! Internautas puderam votar para escolher o verdadeiro Bowie. Ao final, o real David Robert Jones se revelou e mandou: “Muitas vezes, eu me coloco no fundo do poço de uma situação só para ver o que acontece”.
Muitas vezes? Todas as vezes, né, “Camaleão”?
“Telling Lies” inova em forma e também em conteúdo. O single – e também Earthling, o 20º álbum, lançado em fevereiro de 1997 – mostram o som e a cena daquele final de 90’s: eletrônica pesada, drum and bass dos bons, batidas industriais. Um diálogo com Prodigy, Chemical Brothers e afins. Gênio Bowie.
Nas duas semanas seguintes, em 18 e 25 de setembro, as outras versões do single foram lançados na web. Segundo números divulgados pela comunicação de Bowie, houve uma média de 300 mil downloads diários!
Em 1998, ele surpreenderia novamente com o lançamento de rede e provedor próprios, a “BowieNet”, um canal direto com os fãs, que tinham direito a conteúdo exclusivo e um email com @davidbowie.com!
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
“Telling Lies”, “Paradox Mix”:
“Adam F” mix:
“Feelgood Jungle Mix”:
Fontes e +MAIS:
– exploringdavidbowie.wordpress.com
– bbc.com
Obrigado pelo comentário e audiência, caro Francisco!
Fique com o efemérides!
Grande abraço,
Fernando.
Sempre adorei essa musica (a versão original do disco, ´pelo menos) mas não sabia dessa história. Bowie sendo Bowie e estando sempre à frente…