Gare d’Orsay é inaugurada em Paris

Há 115 anos… dia 28 de maio de 1900.

Gare d’Orsay é inaugurada em Paris

À margem esquerda do Sena, no VII Arrondissement, fica uma das mais belas entre as sublimes construções da mágica Paris. Por dentro e por fora, encanta.

Nasceu estação de trem, virou museu. Nasceu Gare d’Orsay, virou Musée d’Orsay. E antes de ser estação e museu, foi palácio também! Tem muita História ali.

A Gare d’Orsay começou a surgir depois dos incêndios organizados pelo pessoal da Comuna de Paris em edifícios públicos associados a Napoleão III. No local que se transformaria em estação estava o Palais d’Orsay, sede do Conselho de Estado (Conseil d’État).

Então, a área foi comprada pela Companhia Paris-Orleans, responsável pelos trens naquela França do final do século 19. A empresa construiu a estação terminal do Chemin de Fer de Paris à Orleans.

Em 28 de maio de 1900, em meio aos eventos da famosa feira Exposition Universelle, foi inaugurada a Gare d’Orsay, a primeira estação de trem eletrificada do mundo. Pouco depois, em 14 de julho, dia da Queda da Bastilha, foi aberto o hotel, parte do projeto do arquiteto Victor Laloux.

Do dia da inauguração até 1939, a estação foi a principal da rede ferroviária do sudoeste da França. A partir de 1939, a Gare d’Orsay gradativamente passou a ter menos relevância dentro do sistema de trens do país. E se tornou um local multiuso: de centro de correspondência durante a Segunda Guerra Mundial até lugar para filmagens de longa-metragens.

Nos anos 1970, iniciou-se um movimento para transformar a estação em museu, fato que foi sacramentado em 1977. Em dezembro de 1986, o presidente François Mitterrand inaugurou o Musée d’Orsay, que se tornaria um dos mais fantásticos museus do mundo.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

A História, da Gare até o Musée:

Fontes:

musee-orsay.fr

Wikipedia

Wikipedia (francês)

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.