Collor e Lula se enfrentam no 2º turno

Dia 15 de novembro – 1º turno.

Collor e Lula se enfrentam no 2º turno

Fernando Collor de Mello, 40 anos, Partido de Reconstrução Nacional.

Luiz Inácio Lula da Silva, 44 anos, Partido dos Trabalhadores.

No centenário da Proclamação da República, 82 milhões de eleitores colocaram os dois candidatos no segundo turno das eleições presidenciais de 1989. O País apostou nos dois mais jovens entre os 22 aspirantes ao cargo máximo da nação para avançarem à decisiva segunda rodada de votação.

Uma aposta na renovação, como “manchetou” a Folha no caderno diretas-89, na edição de 16 de novembro. Aliás, somente o jornal dos Frias cravou Collor e Lula no segundo turno. O veículo se afiançou na pesquisa de boca de urna do Datafolha, instituto vinculado à Folha, que apontava Collor com 30% e Lula com 18% dos votos.

Na realidade, o resultado oficial demorou muito a sair. A ponto de criar enorme confusão nos dias seguintes ao primeiro turno. Era certo que Collor estava na segunda rodada, mas havia dúvida sobre seu adversário. Lula ou Brizola?

Até a tarde do dia 21, quando, finalmente, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou os números finais e definitivos da eleição, o Brasil ficou ligado nos boletins da TV Globo, que davam parciais direto da sede do TSE. Assim, ora Lula era o segundo colocado, ora Brizola seria o adversário de Collor.

Fatos pitorescos aconteceram nesse meio tempo. A Folha até estampou uma curiosa chamada entre as principais da capa da edição do dia 21: “Barco e onça atrasam o término da apuração”. É isso mesmo! O barco em questão continha urnas que ainda não tinham chegado em Manaus, onde teriam os votos contabilizados.

E a onça? Bem, a onça acabou sendo obstáculo e alvo de um fazendeiro que levava urnas do município de Chaves, na Ilha do Marajó, para Belém. Ao avistar o animal em sua propriedade, o homem resolveu sair à caça! Acabou atrasando o transporte da urna em 24 horas…

Histórias que não se ouve mais hoje, tempos de urnas eletrônicas.

Curiosidades à parte, o resultado oficial, divulgado às 16h28 do dia 21, confirmou o que o Datafolha antecipara: Collor X Lula seria o embate final das eleições de 89. O candidato do PRN obteve 28,52% dos votos (20.611.011), enquanto que o petista ficou com 16,08% (11.622.673).

Começava a guerra do segundo turno. Aguarde os próximos e palpitantes capítulos!

Veja boletim da Globo do dia 17/11, no intervalo da minissérie República:

Fontes:

Acervo Folha

Wikipédia

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.