Musical “Evita” estreia na Broadway

Há 35 anos… dia 25 de setembro de 1979.

Musical “Evita” estreia na Broadway

Antes do filme, houve o musical. E antes do musical, o álbum.

O embrião de um dos grandes musicais da Broadway é um disco.

Tudo começou em 1973. O letrista inglês Tim Rice viajava de carro à noite e ouviu no rádio o final de um programa sobre Eva Perón. Quando criança, era fascinado pela imagem de Evita nos selos argentinos, mas não tinha ideia de sua história. Iniciou, então, uma longa pesquisa sobre a vida de Eva.

Conversou com o diretor argentino Carlos Pasini Hansen, que havia produzido um filme para a TV britânica sobre a vida de Evita (“Queen of Hearts”). O letrista também foi a Buenos Aires para se aprofundar ainda mais na biografia da esposa de Juan Perón. Ficou ainda mais encantado e até colocou o nome de Eva em sua primeira filha! Rice também concluiu que havia ali potencial para um ótimo musical.

Foi atrás do parceiro Andrew Lloyd Webber, na época um compositor iniciante no mercado de musicais. Webber sugeriu a gravação de um álbum primeiro, como fizera com “Jesus Cristo Superstar”.

Deu certo. Lançado em 1976, o disco foi um sucesso e atraiu a atenção do renomado diretor americano Harold Prince. Webber enviou um cópia do trabalho ao diretor, que topou o desafio, mas avisou não poder se comprometer com uma produção nos próximos dois anos.

No meio tempo, Rice e Webber repassaram vários itens, corrigiram falhas e aprimoraram todo o espetáculo. No início de 1978, Prince entrou na jogada. Fez ajustes mínimos e aprontou o lançamento para junho.

“Evita” estreou no Prince Edward Theatre, em Londres, no dia 21 e lá permaneceu até fevereiro de 1986. Ao todo, foram 3.176 performances. A extraordinária recepção de crítica e público encaminhou o musical para a Broadway.

A estreia em Nova York aconteceu no dia 25 de setembro de 1979 e seguiu a mesma trajetória de sucesso de Londres. Mais: “Evita” foi consagrado com 7 prêmios no Tony Award de 1980, sendo o primeiro musical britânico a receber a distinção. Ficou por quase quatro anos na Big Apple, com 1.567 apresentações no total.

O musical teve três revivals recentes: em 2006, em Londres, em 2012, de novo na Broadway, e em 2014, novamente no West End londrino, mas dessa vez no Dominion Theatre.

Em 1996, “Evita” foi parar nas telas do cinema, em produção com direção de Alan Parker e com Madonna no papel principal.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Veja um trecho do musical, na montagem de 1979:

Fontes:

– Wikipedia

– allmusic.com

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s