Há 100 anos… dia 28 de julho de 1914.
A Grande Guerra começou há um século.
Em 28 de julho de 1914, o Império Austro-Húngaro declarou guerra à Sérvia e deu início aos bombardeios na capital Belgrado. Consequência do assassinato de Francisco Ferdinando, um mês antes.
O anúncio e o ataque austríaco aos sérvios desencadearam o efeito dominó e uma frenética política de alianças.
A Rússia, eterna aliada da Sérvia, saiu em defesa de Belgrado. Por sua vez, a Alemanha, próxima dos austro-húngaros, determinou recuo imediato aos russos. O silêncio da Rússia fez com que os germânicos declarassem guerra em 1º de agosto. Dois dias depois, a Alemanha anunciou novos inimigos: Bélgica e França. O Império Britânico, até então neutro, se colocou ao lado dos franceses. A Itália permaneceu neutra até abril de 1915, quando tomou parte de Inglaterra e França.
De um lado, a Tríplice Entente, com ingleses, franceses e russos. Do outro, a Tríplice Aliança, com alemães, austro-húngaros e turco-otomanos. Eis o resumo das forças do conflito que destroçou a Europa, balançou a estrutura geopolítica mundial, encerrou impérios e abriu feridas sentidas até hoje.
A Primeira Guerra Mundial durou quatro anos, três meses e 14 dias, mobilizou cerca 70 milhões de soldados e matou quase 20 milhões de pessoas, entre civis e militares.
Em 11 de novembro de 1918, o fim do conflito, com assinatura de armistício.
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
Vídeo da TV Folha explicando as causas e as alianças da Primeira Guerra Mundial:
Fontes:
+MAIS: