Há 85 anos… dia 14 de abril de 1929.
“Mr. Williams… the only British driver in field of 15… wins Monte Carlo’s Grand Prix, 100 times round twisting 2-mile course, in 3hrs56mins.”
O vídeo acima mostra imagens históricas do primeiro Grande Prêmio de Mônaco, realizado há exatos 85 anos. Foi publicado há pouco menos de dois anos no então recém-lançado canal da Pathé Newsreels no YouTube – uma das mais antigas e renomadas companhias do cinema do mundo. Vale ver e rever.
A ideia de uma corrida pelas ruas do belo Principado à beira do Mar Mediterrâneo nasceu da cabeça de Antony Noghès. Filho de Alexandre Noghès, fundador e presidente do Automóvel Clube de Mônaco (ACM), Antony tentou filiar a entidade à Association Internationale des Automobiles Clubs Reconnus (AIACR) – na tradução livre, Associação Internacional de Automóveis Clubes Reconhecidos -, órgão internacional máximo do automobilismo na época.
O objetivo era mudar o status do Clube de Mônaco de uma instituição regional para uma organização nacional. A filiação foi negada sob alegação da falta de um grande evento automobilístico dentro do Principado (o rali organizado pela ACM em 1911 tinha circuito pelas estradas ao redor de Mônaco).
A solução era realizar uma prova pelas charmosas vias do pequeno país. Com chancela oficial do Príncipe Louis II e apoio do piloto monegasco Louis Chiron, Antony Noghès conseguiu tirar o sonho do papel.
O idealizador convidou todas as escuderias da época para participar, mas nem todas estiveram presentes no grid do dia 14 de abril, como, por exemplo, os carros da Maserati e da Alfa Romeo.
Dezesseis pilotos largaram e, após 100 voltas e quase 4 horas de disputa, William Grover-Williams (ou simplesmente Williams) venceu o primeiro Grande Prêmio de Mônaco, dirigindo um Bugatti número 12.
A prova continuou sendo disputada anualmente, com exceção do período entre 1938 e 1947, devido a problemas de organização e a Segunda Guerra Mundial, e do ano de 1949. Em 1950, a corrida entrou no calendário da Fórmula 1 para ficar (somente em 1951, 1953 e 1954 não foi realizada).
A estreia na maior categoria do automobilismo foi vencida por Juan Manuel Fangio. Algumas décadas depois, o circuito, que pouco se modificou ao longo dos tempos, conheceu o seu rei e maior vencedor: Ayrton Senna da Silva.
Mas essa(s) história(s) fica(m) pra outro(s) dia(s)… Porque todo dia é histórico.

Fontes: