Musical “Hello, Dolly!” estreia na Broadway

Há 50 anos… dia 16 de janeiro de 1964.

16jan14

Final do século 19, início do 20. Dolly Gallagher Levi é uma viúva que busca uma esposa para Horace Vandergelder, um milionário rabugento, mas, na verdade, ela está querendo fisgar o partido.

“Hello, Dolly!” é uma das mais bem-sucedidas peças da história da Broadway.

Em 16 de janeiro de 1964, o musical fez sua estreia, no St. James Theatre, e por lá permaneceu até 27 de dezembro de 1970, depois de exatas 2.844 apresentações.

Dirigido e coreografado por Gower Champion e produzido por David Merrick, tinha Carol Channing como a protagonista e David Burns como Horace. O elenco ainda contava com Charles Nelson Reilly como Cornelius, Eileen Brennan como Irene, Jerry Dodge como Barnaby, Sondra Lee no papel Minnie Fay, Alice Playten interpretando Ermengarde e Igors Gavon, no papel de Ambrose.

Apesar da concorrência de “Funny Girl”, com Barbra Streisand, “Hello, Dolly!” foi muito bem recebido por público e crítica. A maior prova foram os 10 prêmios em 11 indicações do Tony Awards de 1964, um recorde superado somente em 2001, quando “The Producers” arrebanhou 12 condecorações.

Quando Carol Channing deixou o papel de Dolly, David Merrick escolheu substitutas de renome, como Ginger Rogers, Martha Raye e Betty Grable. Pearl Bailey também fez a protagonista em uma versão de 1968, só com atores negros, entre eles um jovem Morgan Freeman.

“Hello, Dolly!” arrecadou quase US$ 30 milhões e, por muito tempo, foi o musical mais longevo da Broadway. O espetáculo teve três revivals, em 1975, 1978 e 1995, dois com a presença de Carol Channing no papel principal.

Em 1969, o musical virou filme, com Barbra Streisand como Dolly. No longa-metragem, ela contracena com Louis Armstrong, que canta a música homônima, um sucesso de 1964, capaz de bater os Beatles nas paradas da Billboard naquele ano.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Ouça Louis Armstrong cantando “Hello, Dolly!”:

Fontes:

Wikipedia

ibdb.com

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.