Aurélio Miguel conquista ouro na Olimpíada de Seul

Há 25 anos… dia 30 de setembro de 1988.

30set13

Na salinha do exame antidoping em Seul, alegria e muita cerveja.

Aurélio Miguel não perdeu tempo para celebrar a conquista inédita e histórica para o País: a primeira medalha de ouro olímpica do judô brasileiro.

Uma comemoração com espírito olímpico. Adversários minutos antes, Aurélio Miguel e o alemão ocidental Marc Meiling se tornaram amigos de boteco depois do embate. A cerveja uniu Brasil e Alemanha na Coreia do Sul.

No tatame, o brasileiro teve inteligência para vencer o forte judoca germânico na final da categoria meio-pesado (até 95 kg).

“O Meiling é canhoto como eu e mais alto, o que dificulta muito. Mas senti o alemão um pouco cansado. Aconteceu que no quarto minuto tive uma pequena queda e então investi contra ele. Tive de forçar. Já ganhei três vezes do Meiling e perdi uma. Ele é forte e brigador nos primeiros minutos, depois cede um pouco por falta de fôlego”, disse o vencedor, na edição de 1º de outubro de 1988 do Estadão.

Para conquistar a primeira medalha dourada olímpica brasileira, a única do País nos Jogos de Seul, Aurélio Miguel bateu judocas de diferentes escolas. Venceu o britânico Dennis Stewart, o islandês Bjarni Fridriksson, o italiano Juri Fazi e o checo Jiri Sosna. Na decisão, vitória por yuko em cima do alemão Meiling.

Além de cerveja, a conquista teve sabor de redenção. Em 1984, Aurélio Miguel, então com 20 anos, foi afastado da delegação brasileira por desavenças com o presidente da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Joaquim Mamede. Cortado da equipe, viu Douglas Vieira levar a prata na categoria meio-pesado na Olimpíada de Los Angeles.

Além dele, somente Rogério Sampaio (Barcelona-92) e Sarah Menezes (Londres-2012) subiram no lugar mais alto do pódio olímpico.

Aurélio Miguel se despediu dos Jogos com a medalha de bronze em Atlanta-96.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Veja a final da categoria meio-pesado do judô na Olimpíada de Seul:

Fontes:

Acervo Estadão

estadao.com.br

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s