Há 50 anos… dia 29 de setembro de 1963.
Como explicar a longevidade da maior banda de rock de todos os tempos?
Uma produção diversificada, que bebeu de várias fontes, do blues ao reggae, da disco ao folk, do R&B ao jazz, talvez seja o segredo.
A sinergia da dupla Mick & Keith, um motor ligado 24 horas, com uma antena que capta os sentimentos de jovens de toda e qualquer geração desde o início dos anos 1960 também pode ser a resposta.
O elixir da juventude, no entanto, talvez esteja na energia positiva vinda dos milhões de fãs espalhados por todo o mundo.
E essa poção mágica é sorvida, preferencialmente, em um templo sagrado: o palco.
Por isso que os Rolling Stones gostam tanto da estrada. Claro que os shows também engordam as já parrudas contas bancárias, mas isso é outra história…
A banda tem verdadeiro tesão de cair no mundo, em memoráveis e intermináveis turnês.
Tudo começou há exatos 50 anos, no dia 29 de setembro de 1963.
A primeira turnê dos Rolling Stones foi aberta com show no New Victoria Theatre, em Londres. Do final de setembro até o início de novembro, Mick Jagger, Keith Richards, Brian Jones, Bill Wyman e Charlie Watts acompanharam estrelas do rock americano pela Grã-Bretanha. Bo Diddley, Little Richard e The Everly Brothers foram como gurus para aqueles iniciantes do rock e da estrada.
O grupo já tinha sentido o gostinho do palco em julho daquele ano, ao lado dos Hollies, em show na cidade de Middlesbrough.
Mas a turnê foi a verdadeira escola para a banda. Durante o tour britânico, eles lançaram o segundo single, “I Wanna Be Your Man”, composição dos amigos Lennon e McCartney, que logo alcançou o 12º lugar das paradas do Reino Unido.
Histórias curiosas aconteceram na turnê. O maior susto foi quando a van deslizou e caiu de uma ponte. Com sorte, ninguém se machucou!
Em pouco mais de 1 mês, foram 60 shows, com duas apresentações diárias!
A mosca dos palcos picou a banda para sempre naquela turnê.
Depois, os Rolling Stones não pararam mais.
No início de 1964, realizaram a segunda turnê britânica, que durou pouco mais de 20 dias.
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
Veja show dos Rolling Stones no Hyde Park, em 1969:
Fontes: