Há 40 anos… dia 12 de janeiro de 1977.
Conta a Wikipedia, em inglês – link abaixo:
No final de novembro de 1976, enquanto viajava para Newcastle, no nordeste da Inglaterra, com a banda britânica de rock progressivo Curved Air, o baterista americano Stewart Copeland conheceu e trocou números de telefone com um ambicioso cantor/baixista (e ex-professor) chamado Sting (apelido por causa do hábito de usar uma camisa listrada preta e amarela, como uma abelha), que na época estava tocando em uma banda de jazz-rock fusion chamada Last Exit. Em 12 de janeiro de 1977, Sting mudou-se para Londres e, no mesmo dia de sua chegada, procurou Copeland para uma jam session.
Nascia o The Police, uma das mais influentes bandas da década seguinte.
O texto da Wikipedia segue, lembrando da primeira formação do power trio, com o francês Henry Padovani na guitarra, além da gravação do primeiro single, em fevereiro, e da realização do primeiro show, em março.
“Eu fui tomado pela energia surpreendente de tudo aquilo e pensei, ‘Bem, eu sou novo em Londres e totalmente desconhecido, então vou deixar rolar.’ Fizemos uma jam relâmpago de 15 minutos e eu gritei e gritei”, relembraria posteriormente Sting, sobre aquele 12 de janeiro de 1977 (leia aqui).
Não há certeza da participação de Padovani no primeiro encontro. Tudo indica, no entanto, que o marco se deu somente com Copeland e Sting, no apartamento do primeiro, no número 26 da Green Street, no bairro de Mayfair, na capital inglesa.
A estrada começaria pra valer em maio daquele ano, quando do lançamento do primeiro single, com as músicas “Fall Out” e “Nothing Achieving”, ambas compostas por Copeland.
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
OBS.: a foto do post faz parte do ensaio que o trio fez para a capa do primeiro single.
O primeiro single, “Fall Out”:
Fontes e +MAIS: