Há 30 anos… dia 6 de novembro de 1986.
“Alguns nomes podem ter sido mencionados – provavelmente apenas quem era popular na época -, mas nenhum deles foi seriamente considerado. Foi uma decisão unânime da diretoria de buscar Alex Ferguson. Ele era absolutamente a escolha preferida de todos nós.”
O site oficial do Manchester United fez questão de se recordar daquele histórico 6 de novembro de 1986. Um dia que alterou definitivamente a rota da história da enorme entidade do futebol.
Em ótimo trabalho de reportagem, Steve Bartram buscou o Presidente de Honra, Martin Edwards, para relembrar em detalhes a saga da contratação do técnico que mudaria completamente o rumo do clube.
À época presidente do conselho, Edwards capitaneou a busca por Alexander Chapman Ferguson. A saída do então comandante Ron Atkinson, a unanimidade em torno do escocês, a negociação com o Aberdeen, o difícil início, tudo é recontado.
Três décadas se passaram e hoje Sir Alex Ferguson é o maior técnico da História do Manchester United. Possivelmente, até, o maior do futebol inglês – apesar de ter concorrentes de peso, como o compatriota e lendário Sir Matt Busby, também histórico nos Diabos Vermelhos, ou outro Sir, Alf Ramsey, campeão com a Inglaterra em 1966. Tem ainda Bill Shankly, Brian Clough…
O fato, inegável, é que Alex Ferguson mudou a mentalidade de um gigante e o recolocou no lugar merecido: o topo. Há um Manchester United antes de Ferguson e outro depois.
Foi exatamente a ideia de retomada da grandeza que permeou toda a primeira coletiva do treinador em seu desembarque a Old Trafford. Pincemos uma frase, talvez a principal:
“Tantas pessoas em toda a Grã-Bretanha têm uma atenção com Manchester United, um tremendo cuidado e preocupação por ele, querem saber como está e esperam que esteja bem. E eu espero que os jogadores do Manchester United percebam essa responsabilidade, e tenho certeza que eles percebem. E se o fizerem, teremos uma boa chance.”
Dois dias depois, Alex Ferguson estreou e percebeu a longa estrada no horizonte. Uma derrota por 2 a 0, fora de casa, para o Oxford United. A primeira vitória viria somente na terceira partida, em 22 de novembro: 1 a 0 diante do Queens Park Rangers, no “Teatro dos Sonhos”. A 11ª colocação na primeira temporada dava boa dose de realidade ao novo comandante.
Tudo começaria a mudar a partir da temporada 1989–90, quando veio o primeiro título, o da FA Cup. O resto é história.
E fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
A primeira entrevista:
O primeiro dia:
Fontes e +MAIS: