O primeiro show do The Clash

Há 40 anos… dia 4 de julho de 1976.

O primeiro show do The Clash

The only band that matters. 

A única banda que importa.

Quatro décadas atrás, ela nasceu.

Foi em um pub de Sheffield, Inglaterra, o berço do The Clash. Em 4 de julho de 1976, Joe Strummer, Mick Jones, Paul Simonon, Keith Levene e Terry Chimes estrearam nos palcos, abrindo para a banda que tanto admiravam: uns caras loucos chamados Sex Pistols.

No livro “Punk Rock: An Oral History” (“Punk Rock: uma História Oral”, na tradução livre), Paul Hobb fala sobre aquela noite:

“4 de julho: The Clash fez seu show de estreia, abrindo para o Sex Pistols no pub Black Swan, em Sheffield. O Black Swan era um local importante da cena do pub rock, com as presenças frequentes de Brinsley Schwarz, Ducks Deluxe e do onipresente Dr Feelgood. Havia, provavelmente, apenas um punhado de pessoas presentes, embora algumas testemunhas oculares tenham relatado uma multidão considerável no sufocante local, em meio à onda de calor do verão de 1976.”

No mesmo livro, Mick Jones se recorda dos momentos antes do show, da personalidade da plateia presente e até detalhes das roupas que o então quinteto vestia.

“Estávamos vestidos em preto e branco. Alguns de nós com gravatas, camisas pretas e brancas e ternos. Em estilo punk. Não bons ternos, mas um pouco rasgados. Meio apertados, um pouco diferentes. Estávamos razoavelmente bem-comportados. Talvez um rasgo aqui e um pouco de cor acolá. Alguns alfinetes. O look ainda estava se formando”, diz, relembrando também que as vestimentas estavam um pouco sujas de tinta, por causa de uma pintura meio improvisada da garagem onde ensaiavam.

Já Keith Levene tem claras lembranças da vontade de deixar o Clash assim que o show terminasse. Desejo manifestado para o líder dos Pistols, o doidinho Johnny Rotten – John Lydon -, com quem Levene já pensava em montar uma nova banda. “Eu disse: ‘Tô fora depois desse show’ (o que aconteceu alguns shows mais tarde, após aquele em Roundhouse)”, revela, em “Punk Rock…”.

A união aconteceria em 1978, quando eles formaram o Public Image Ltd. (ou P.I.L.).

E o The Clash? Bem, a banda de Londres se ajustaria nos meses seguintes, com Joe Strummer na linha de frente, Mick Jones e Paul Simonon e mais Topper Headon na bateria – ele entrou no lugar de Terry Chimes, substituído após o lançamento do primeiro disco.

Por falar em álbum de estreia, ele chegou às lojas em abril de 1977.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Sobre a foto: não é daquele dia, mas de 1976. Da esquerda para direita: Mick Jones, Joe Strummer, Keith Levene e Paul Simonon. Terry Chimes deve estar escondido, ao fundo!

Show do Clash em setembro de 1976:

Fontes e +MAIS:

– theclash.com

– history.com

– clash.wikia.com

– thestar.co.uk

– sheffieldcivictrust.wordpress.com

– louderthanwar.com

Anúncios

2 comentários sobre “O primeiro show do The Clash

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s