Jimmy Page lança o primeiro single solo

Há 50 anos… dia 26 de fevereiro de 1965.

Jimmy Page lança o primeiro single solo

“…um vislumbre fascinante do que estava prestes a vir de um dos maiores guitarristas de rock ‘n’ roll da história”, escreveu Jeff Giles, para finalizar o texto em lembrança da efeméride, no site Ultimate Classic Rock (olha lá embaixo, nas fontes).

Antes dos Yardbirds e do Led Zeppelin, Jimmy Page era um cara com uma guitarra na mão, uma ideia na cabeça e um talento descomunal. Ganhava – e bem! – a vida como músico de estúdio. Gravava com o Who (“I Can’t Explain”), os Stones (“Heart of Stone”), Mariane Faithfull (“As Tears Go By”), entre centenas de outras bandas e músicos do Reino Unido.

A jornada de lobo solitário era boa, mas pesada. Page pegava no batente seis dias por semana. Inevitavelmente, começou a ter problemas de saúde por causa da árdua rotina. Pensou até em parar, chegou a largar a vida de músico e a iniciar curso de artes plásticas, mas a guitarra o puxou pelo braço. Pouco depois, entrou para os Yardbirds.

Antes, porém, entre uma sessão e outra dentro do estúdio, ele arranjou tempo para gravar uma música de autoria própria. Duas, na verdade. Jackie DeShannon, cantora e compositora e namorada na época, encorajou Page a lançar o single. A voz de Jackie, aliás, está no lado B do compacto, em “Keep Moving”, um blues-rock bem bacanudo.

No lado A, “She Just Satisfies”, com pegada stoniana-whoniana-kinksiana, bem britânica e mid-60’s. Page toca todos os instrumentos, à exceção da bateria. E canta! Talvez o único registro vocal da guitarra do Led.

“Não há nada a ser dito sobre a música, somente que era uma brincadeira na época. Eu toquei todos os instrumentos, exceto a bateria, e cantei, o que é bastante, digamos, único. É melhor esquecer”, desdenhou Page, em entrevista à revista Creem, em 1974.

Com a sua permissão, a gente te desobedece e relembra esse “vislumbre fascinante” do que você se tornaria, caro Jimmy!

Porque todo dia é histórico. E todo dia é dia de rock and roll!

Ouça “She Just Satisfies” e “Keep Moving”:

Fontes:

ultimateclassicrock.com

hennemusic.com

jimmypage.com

Anúncios

Um comentário sobre “Jimmy Page lança o primeiro single solo

  1. Jimmy Page morou por mais de um ano no Vale do Capão, Chapada Diamantina, Bahia. Ainda mantém uma casa lá. Tenho muitas fotos de sua passagem por lá. Tocando com amigos e bebendo cachaça.

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s