Primeiro Oscar de Melhor Filme Estrangeiro vai para “La Strada”, de Fellini

Há 60 anos… dia 27 de março de 1957.

“Thank you… This award belong to Federico Fellini. He is in audience!”.

No brevíssimo discurso – com fortíssimo sotaque Napolitano -, o produtor Dino De Laurentiis fez questão de enaltecer o real vencedor das estatuetas: Fellini.

Laurentiis é esse da foto acima, no meio de Jerry Lewis, apresentador da cerimônia, e do próprio diretor de “La Strada”, o primeiro vencedor da categoria de Melhor Filme Estrangeiro da História do Oscar.

O primeiro longa-metragem “que pode ser chamado inteiramente de ‘Felliniano’”, segundo o crítico Roger Ebert, deu ao diretor nascido em Rimini a primeira de suas quatro honrarias da Academia.

Para levar a peça dourada, Fellini superou “Der Hauptmann von Köpenick” (Alemanha Ocidental), “Gervaise (França), “The Burmese Harp” (Japão) e Qivitoq (Dinamarca). “La Strada” teve outra indicação na 29ª edição do Oscar, para Melhor Roteiro (de Tullio Pinelli e Ennio Flaiano).

Anthony Quinn, co-protagonista do filme, também acabou agraciado com uma estatueta naquela noite, mas não pela obra de Fellini. Ele venceu a categoria de Melhor Ator Coadjuvante pela atuação em “Sede de Viver”, sobre a vida de Van Gogh (interpretado por Kirk Douglas).

Douglas, aliás, concorreu entre os atores principais, mas foi superado por Yul Brynner (de “O Rei e Eu”). Ingrid Bergman faturou entre as protagonistas pela atuação em “Anastasia”. O prêmio foi recebido por Cary Grant, já que Ingrid estava às voltas com o imbróglio da separação com o diretor italiano Roberto Rossellini.

Nas outras principais categorias, “A Volta ao Mundo em 80 Dias” venceu como Melhor Filme, George Stevens foi o Melhor Diretor (por “Assim Caminha a Humanidade”) e Dorothy Malone ganhou como Melhor Atriz (“Palavras ao Vento”).

Fellini levaria mais uma estatueta já no ano seguinte, novamente por Melhor Filme Estrangeiro, com “Noites de Cabíria”.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Dino De Laurentiis recebe o Oscar de “La Strada”:

Trechos da cerimônia de 1957:

Fontes e +MAIS:

– Wikipedia

– Wikipédia

– oscars.org

– tudosobreseufilme.com.br

Fala!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.