Mariner 4 registra as primeiras imagens de Marte

Há 50 anos… dia 15 de julho de 1965.

No momento em que se depara com as imagens de Plutão, o mundo também recorda um feito histórico de meio século atrás. Há exatamente 50 anos, a humanidade tomou contato com famoso Planeta Vermelho.

Em 15 de julho de 1965, a sonda Mariner 4 enviou 21 fotografias de Marte para a base da NASA, a Agência Espacial Americana. Eram as primeiras imagens em close do planeta até então registradas.

“A imagem era distorcida e mal definida, com um borrão branco e curvo através de um fundo preto. Levaria meses de análise cuidadosa para determinar o quê realmente mostrava. Mas uma rápida olhada deu aos cientistas do Jet Propulsion Laboratory, da Caltech, a mensagem mais importante de todas: 135 milhões milhas distante no espaço, sua nave espacial, Mariner IV, tinha enviado para casa o primeiro retrato em close up que o homem já fez do distante planeta Marte”, escreveu a revista Time, à época.

As fotos trouxeram algumas conclusões imediatas. Ao contrário do que muitos imaginavam, que a superfície de Marte era parecida com a da Terra, com lagos, vales e montanhas, o terreno do Planeta Vermelho se parecia muito com o da Lua. Ou seja, crateras e mais crateras!

Dizia o relatório da NASA: “Havia mais de 70 crateras claramente distinguíveis que variam de diâmetro de 4 a 120 km (2,5 a 74,5 milhas). Parece provável que existem crateras menores; também pode haver crateras ainda maiores, uma vez que a Mariner 4 fotografou, ao todo, cerca de 1% da superfície marciana”.

Lançada em novembro de 1964, a Mariner 4 carregava uma câmera de TV e mais seis instrumentos para estudar Marte. A sonda chegou ao planeta em 14 de julho e começou a enviar as fotografias depois da meia-noite do dia 15.

Pouco depois, em junho de 1967, a NASA enviou ao espaço a Mariner 5, que tinha o objetivo de realizar estudos em Vênus.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Vídeo da NASA sobre a Mariner 4 em Marte:

Fontes:

Acervo Estadão

jblog.com.br

– jpl.nasa.gov

time.com

– telegraph.co.uk

history.com

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.