Nasce o primeiro bebê de proveta

Há 35 anos… dia 25 de julho de 1978.

25jul13

Em manchete da edição do dia 27 de julho de 1978, o extinto jornal britânico Evening News (posteriormente incorporado pelo rival Evening Standard) anunciava:

“Meet Louise, the world’s first test-tube arrival” – (“Conheça Louise, o primeiro bebê de proveta nascido no mundo).

Louise Brown nasceu no dia 25 de julho de 1978, na Inglaterra. Hoje, ela completa 35 anos de idade e tem muitos motivos para celebrar: será mãe pela segunda vez! Ao contrário da mãe, Lesley, Louise engravidou naturalmente mais uma vez. Cameron, de 6 anos, vai ganhar companhia.

Louise é o primeiro bebê de proveta do mundo ou, como é mais comumente chamado hoje, o primeiro bebê nascido com fertilização in vitro (FIV ou IVF, na sigla, em inglês).

Trinta e cinco anos depois, estima-se que 4 milhões de bebês foram concebidos com a tecnologia, desenvolvida pelo obstetra e ginecologista Patrick Steptoe e pelo fisiologista Robert Edwards. Durante 10 anos, a dupla realizou inúmeros testes e pesquisas para chegar até a fecundação fora do organismo humano.

Lesley e John Brown estavam tentando ter filho há nove anos e, em novembro de 1977, Lesley passou pelo procedimento de fertilização, com supervisão de Steptoe e Edwards. Pouco menos de nove meses depois, nascia Louise, com 2.608 kg, no Oldham General Hospital, na cidade de Oldham, na Inglaterra.

Louise viveu infância de estrela pop, mas hoje tem vida tranquila na cidade de Bristol. É casada com Weley Mullinder, um segurança de boate. John morreu em 2006 e Lesley faleceu em 2012, aos 64 anos. Patrick Steptoe morreu em 1988, sem poder receber o Prêmio Nobel de Medicina, entregue a Robert Edwards em 2010. Edwards morreu em abril deste ano.

O primeiro bebê de proveta nascido no Brasil foi Anna Paula Caldeira, em 7 de outubro de 1984, na cidade de São José dos Pinhais, no Paraná.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Fontes:

Wikipedia

bbc.co.uk

dailymail.co.uk

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.